Almoço, Jantar
Médio
Médio
Médio
Arroz integral cozido e refogado

O arroz é um cereal acessível, nutritivo e sua versão integral é rica em fibras. É um cereal muito presente na base da culinária asiática e na dieta macrobiótica, na qual 50% do seu prato é algum cereal, principalmente o arroz. É uma vertente oposta ao low carb. Por ser uma fonte de carboidrato de qualidade, o arroz gera energia para o nosso corpo, além de aumentar a performance e imunidade.

Além do carboidrato, o arroz também possui proteínas. E a combinação do “arroz com feijão” não é a toa. Esses alimentos, isoladamente, não possuem todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa; Porém, o aminoácido que falta no arroz tem no feijão e vice-versa. Por isso esses dois alimentos se completam, oferecendo juntos, os nutrientes necessários para reparação muscular e tecidual.

Vamos então aprender a preparar um arroz integral perfeito?

Ingredientes

– 1 xícara de arroz integral cru;
– 3 xícaras de água.
– 1 cebola;
– 1 folha de louro;
– 1 colher de chá de sal.

Preparo

– Coloque a água numa panela e quando levantar fervura, acrescente 1/2 cebola (a metade toda), a folha de louro, o arroz e o sal;
– Abaixe o fogo e tampe a panela parcialmente. Deixe cozinhar por cerca de 35 minutos ou até que o arroz absorva toda a água;
– Desligue o fogo e mantenha a panela fechada por 5 minutos;
– Depois, retire a folha de louro e a meia cebola;
– Corte a outra metade da cebola em brunoise (em cubinhos) e refogue no azeite. Em seguida acrescente o arroz e refogue mais um pouco.

DICA: O louro, por ser uma erva mais “rígida” deve ser colocado no início da preparação para ir soltando, aos poucos, seu aroma e benefícios. Ele é um erva que auxilia na digestão, anti-carminativa (ou seja, evite a formação de gases) e rico em propriedades antioxidantes.