O babaganoush é uma receita tradicional da culinária árabe e nada mais é do que um “patê” ou “purê” de berinjela. Ele fica com um sabor incrível defumado e é perfeito para comer com torradinhas, bolacha de arroz, chips de batatas, stick de cenoura e crackers de sementes.
Assim como o homus, essa receita leva tahine, uma pasta de gergelim excelente para incluir em dietas veganas, ausente de laticínios, pois o gergelim é um alimento riquíssimo em cálcio, além de conter um ótimo teor proteico.
Fizemos essa receita com ingredientes orgânicos, para garantir um valor nutritivo ainda maior. Como as berinjelas orgânicas são menores, fizemos a pasta com 6 unidades, mas se a berinjela estiver maior, pode fazer com 3 unidades.
Ingredientes
– 6 berinjelas orgânicas (rendeu no final cerca de 250g da polpa);
– 1 dente de alho;
– 2 a 3 colheres de sopa de azeite;
– 1/2 colher de sopa de tahine orgânico;
– Sumo de 1 limão orgânico;
– Sal e pimenta do reino a gosto.
Preparo
– Espete palitinhos de churrasco ou garfos nas berinjelas e coloque elas direto na chama do fogão (se o seu fogão for de indução, você pode assar nas berinjelas no forno a 220°C por em média 40 minutos, virando-as na metade do tempo, até a casca tostar e a polpa ficar macia);
– Quando a casca for ficando tostada, vá girando até tostar todos os lados (a polpa vai ficando macia);
– Passe as berinjelas para uma panela ou recipiente, tampe e deixe “apurar” o sabor do defumado por uns 15 minutos;
– Corte as berinjelas ao meio, retire a polpa com cuidado (não pegue a casca para não amargar) e bata no mixer ou liquidificador com os demais ingredientes;
– Acerte o sabor e sirva!
OBS: A gente prefere fazer essa receita na chama, pois além de ser mais rápido, ela fica com um sabor defumado incrível.
A gente serviu com crackers de sementes sem glúten, palitinhos de cenourinhas orgânicas, queijinho vegano de castanha e de quebra ainda tínhamos um pãozinho pita congelado e também colocamos para compor essa mesa com inspiração árabe que ficou incrível!