O homus é uma pasta de origem árabe, e seu principal ingrediente é o grão-de-bico, que é uma leguminosa com alto teor de proteína, excelente para incluir em dietas vegetarianas/veganas e além de super versátil, é delicioso!
Antes de preparar o homus (ou qualquer preparação com grão-de-bico) é importante deixar os grãos de molho de um dia para o outro (trocando a água pelo menos 1x durante esse processo). A gente costuma deixar de molho à noite, antes de dormir, no dia seguinte trocamos a água mais uma vez (descarte essa água) e fazemos o remolho (deixar novamente hidratando) até a hora de cozinhar. Existem 3 motivos básicos para fazer o processo de demolho/remolho:
1- Amenizar substâncias não-digeríveis presentes nas leguminosas que são fermentadas no intestino causando gases e distensão abdominal;
2- Amenizar fatores antinutricionais presentes nos grãos que atrapalham a absorção de minerais importante como ferro, cálcio, zinco e magnésio;
3- Aumentar a maciez do grão, facilitando e acelerando o processo de cozimento.
Além do grão-de-bico, o homus leva um ingrediente super importante que é o tahine. O tahine é uma pasta de gergelim super rica em cálcio, de 4 a 7x mais do que o leite na mesma porção, além de uma excelente fonte de proteína, fibras, cobre, manganês, ômega 3. Seu consumo também foi associado a vários benefícios, incluindo melhora da saúde do coração, redução na inflamação e combate ao câncer.
Ingredientes
– 2 xícaras de grão-de-bico já cozido com sal;
– 2 colheres de sopa de azeite;
– 1 colher de sopa de tahine (pasta de gergelim) ou pasta de amendoim;
– 1/4 de xícara de água do cozimento do grão-de bico ou água mineral;
– 1/2 limão espremido;
– Sal e pimenta do reino a gosto;
– Azeite e páprica defumada para finalizar.
Preparo
– Leve todos os ingredientes ao liquidificador ou processador até virar uma pasta homogênea. Caso seja necessário, adicione um pouco mais de água e acerte os temperos a seu gosto;
– Finalize com um fio de azeite e páprica defumada.
Dica: Se você fizer o homus no liquidificador, ele vai ficar com uma consistência mais lisinha. Se fizer no processador, fica mais “pedaçudo”. Você também pode fazer no mixer!
Dica 2: Quando chegar na consistência desejada, prove e veja se precisa consertar algum sabor (sal, pimenta do reino, páprica defumada, limão…).
E é só servir com crackers, torradinhas, bolacha de arroz, pão pita… Também fica ótimo para colocar em um toast (com queijo de cabra e cebola caramelizada fica perfeito) e como acompanhamento de pratos (com peixe também fica muito bom)!