Quem acompanha a gente aqui no site ou nas redes sociais já deve ter percebido que somos viciadas em HOMUS! E adoramos fazer não apenas a receita tradicional, mas também variar nas combinações e sabores! Fizemos um homus de cenoura que ficou uma delícia, além de agregar muito mais nutrientes antioxidantes como o betacaroteno, precursor da vitamina A.
Os carotenóides precisam ser aquecidos, cortados em partes menores e associados a uma fonte de gordura para serem melhor absorvidos; No caso dessa receita, fizemos tudo para aumentar a biodisponibilidade desses nutrientes, já que ralamos a cenoura, refogamos, e a associamos esse vegetal com o tahine e o azeite, fontes excelentes de gordura, potencializando ainda mais os benefícios desse homus.
E para saber mais sobre essa preparação e os benefícios de seus demais ingredientes, confere aqui a receita do homus clássico.
Ingredientes
– 1 cenoura grande ralada (200g);
– 2 dentes de alho amassados ou picadinhos;
– 1 e 1/2 xícara de grão de bico cozido com Sal (270g);
– 1 e 1/2 limão (ou apenas 1 se o limão estiver grande e com muito sumo);
– 2 colheres de sopa de tahine ou pasta de amendoim integral sem açúcar;
– 1/3 de xícara de azeite;
– 1/3 de xícara da água do cozimento do grão de bico ou o quanto baste para chegar na consistência desejada (se não reservou a água do cozimento, use água filtrada);
– Sal e pimenta do reino a gosto;
– 1/2 colher de chá de páprica defumada.
Preparo
– Refogue o alho no azeite. Em seguida acrescente a cenoura ralada, uma pitada generosa de sal e refogue por uns 4-5 minutos;
– Depois é só bater todos o ingredientes no liquidificador ou processador (colocando a água do cozimento aos poucos até chegar na consistência desejada).
Dica: Se você fizer o homus no liquidificador, ele vai ficar com uma consistência mais lisinha. Se fizer no processador, fica mais “pedaçudo”. Você também pode fazer no mixer!
Dica 2: Quando chegar na consistência desejada, prove e veja se precisa consertar algum sabor (sal, pimenta do reino, páprica defumada, limão…).
E é só servir com crackers, torradinhas, bolacha de arroz, pão pita… Também fica ótimo para colocar em um toast (com queijo de cabra e cebola caramelizada fica perfeito) e como acompanhamento de pratos (com peixe também fica muito bom)!