agosto, 2022
Para que serve a vitamina B12? Veganos precisam suplementar essa vitamina?
A Vitamina B12 ou cobalamina é uma vitamina hidrossolúvel produzida por bactérias: os animais herbívoros a obtêm por meio da própria flora intestinal e os carnívoros pelo mesmo meio e pelo consumo de outros animais, sendo por isso encontrada basicamente em alimentos de fontes animais: como carnes, ovos, peixes e laticínios. As plantas não precisam de b12, por isso não possuem estoque dela, por isso pessoas vegetarianas estritas e veganas precisam dar a essa vitamina uma atenção especial.
Ela é uma vitamina fundamental para a manutenção da estrutura do sistema nervoso e manutenção e maturação das células do sangue, e a deficiência de b12 também pode causar anemia, assim como a deficiência de ferro, e pode causar vários distúrbios neuropsiquiátricos.
A carência de b12 não é uma condição exclusiva de veganos. Uma pessoa que tem alguma doença ou deficiência no estômago (pessoas que já fizeram bariátrica, que não tem uma secreção adequada de ácido clorídrico, que ingerem antiácidos com frequência, que são acometidas por algum crescimento bacteriano indevido no estômago, por exemplo) não conseguem absorver direito essa vitamina, porque ela depende de uma proteína secretada pelo estômago, chamada de “fator intrínseco”, para ser absorvida no intestino. Então um onívoro, ou um ovolactovegetariano, mesmo consumindo fontes animais podem ter carência de b12 por uma falha de absorção. Por isso que é muito importante manter sempre seus exames em dia!
Mas afinal, existe alguma fonte vegetal de b12? Os veganos precisam suplementar essa vitamina?
Alguns alimentos fermentados como missô, tempeh, algumas algas como chlorella, nori, espirulina, e alguns cogumelos PODEM ter vitamina b12, mas a gente não tem como afirmar isso de certeza. São fontes que não são 100% confiáveis.
Então se você for vegano, vegetariano estrito, ou consome poucos alimentos de origem animal, uma opção é utilizar produtos fortificados que contenham vitamina b12, como é o caso da levedura nutricional, o nutritional yeast, e averiguar SIM com um profissional adequado, a possibilidade e a necessidade de uma suplementação. Que é importante!