Ah, o cachorro-quente… Aquela receita que lembra a infancia, sempre presente nas festinhas e comemorações, nos lanches e jantares. Quem nunca comeu um cachorro-quente, que atire a primeira pedra.
Mas hoje sabemos que a salsicha (um dos principais ingredientes dessa receita) é uma produto alimentícios extremamente processado e rico em aditivos químicos, conservantes, e outros ingredientes que estão ligados ao surgimento e piora de doenças crônicas e inflamatórias.
Por isso vamos ensinar a fazer uma “salsicha” saudável e vegana, feita com cenouras. SIM, cenouras!!! E fica uma delícia!!!
Outra dica é: sempre que for utilizar shoyu em suas refeitas, opte por um orgânico ou que não contenha glutamato monossódico (um realçador de sabor, muito rico em sódio, que é também extremamente prejudicial à saúde). Ou você pode usar o coco aminos, como nós usamos, que é uma alternativa em substituição ao shoyu tradicional. E como o shoyu ou coco aminos já é salgado, não é necessário adicionar sal nessa receita.
Ingredientes
– 250g de cenourinhas baby (ou se for fazer com cenoura comum, tentar cortar no tamanho e largura de uma salsicha);
– 1/3 de xícara de coco aminos (ou shoyu sem glutamato monossódico);
– 2 dentes de alho picado/espremido;
– 4 colheres de sopa de óleo de gergelim;
– uma pitada generosa de páprica defumada;
– uma pitada de cominho em pó;
– uma pitada (pequena) de pimenta Caiena;
– Molho de tomate rápido.
Preparo
– Em um recipiente misture todos os ingredientes e adicione as cenouras (que serão nossas salsichas) cortadas ao meio e na vertical. Deixe marinando por pelo menos meia hora;
– Retire as cenouras da marinada e em uma frigideira, dê uma leve grelhada nas cenouras e em seguida acrescente o molho da marinada. Deixe o molho secar (mexendo as cenouras de vez em quando);
– Acrescente as “salsichas” ao molho de tomate já pronto, deixe cozinhar por mais uns 5 minutos e está pronto para servir!
DICA: Sirva as “salsichas” no molho de tomate com um pãozinho sem glúten ou o de sua preferência!