Sobremesa
Vapt Vupt
Vapt Vupt
Vapt Vupt
Doce de caju sem açúcar

O caju é um pseudofruto comum em várias regiões do Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Rico em vitamina C, compostos fenólicos e carotenoides, o caju possui um forte potencial sustentável, considerando suas propriedades nutricionais e sensoriais, como cor, aroma e sabor. Ele é muito utilizado pela população no tratamento da inflamação e doenças infecciosas.

E quando falamos em potencial sustentável, o caju é um pseudofruto que podemos aproveitar de forma integral; Somos beneficiados não apenas por essa “polpa” carnuda, mas também por seus subprodutos, como fibras, suco e a castanha. A castanha de caju é rica em ácidos graxos mono e poli-insaturados (60 e 20% do total de lipídios, respectivamente), seu consumo é associado com melhores níveis de colesterol total, LDL-colesterol e da razão LDL/HDL.

Ingredientes

– 500g de caju (cerca de 5 a 6 unidades);
– 60ml de água filtrada;
– 3 colheres de sopa de xilitol (ou outro de sua preferência);
– Gotinhas de limão.

Preparo

– Retira a castanha dos cajus, corte a polpa em pedaços menores e bata no liquidificador ou no mixer com a água (não precisa ficar bem lisinho);
– Leve a mistura para a panela, acrescente o xilitol, depois as gotinhas de limão, e vá mexendo até o docinho reduzir e ficar mais consistente e cremoso.

DICAS:
– Como não usamos açúcar, o doce não carameliza (por isso ele ficou mais clarinho, mas fica uma delícia), mas se preferir você pode fazer com demerara;
– No meio do processo, prove e veja se a doçura está bom para o seu paladar (se preferir mais doce, acrescente mais);
– A quantidade do doce reduz bastante depois de pronto. Se quiser uma quantidade maior, você pode dobrar a receita!