Café da manhã, Brunch, Lanche
Demorado
Demorado
Demorado
Geleia de uva com casca

Já imaginou fazer uma geleia caseira de uva usando também a casca? É uma geleia rica em antioxidantes e anda sem açúcar. Essa geleia ficou SENSACIONAL. Fizemos com a uva vitória sem caroço, mas você pode fazer com qualquer outra uva roxa!

Preferimos não coar, fazer a geleia usando também a casca, para aumentar o valor nutricional dessa receita; preservando os antioxidantes! E ela “se mistura” na geleia, não fica pedaçuda! Se você não quiser fazer com a casca, ou se fizer com alguma uva com caroço, é só coar depois de bater no liquidificador.

A uva é rica em resveratrol, um composto bioativo muito estudado, principalmente por sua atuação em sirtuinas (SIRT). As sirtuínas são proteínas presentes no nosso organismo que regulam o ritmo no qual envelhecemos: por esse motivo são chamadas de “genes da longevidade”! Esse composto tem uma ação muito importante na senescência celular (processo natural de envelhecimento). Ao longo dos anos, nossas células podem ter queda em suas funções fisiológicas, comprometendo as reações metabólicas, potencializando o desenvolvimento de algumas doenças – especialmente as crônicas, que apresentam altos índices de morbidades.

Embora seja um processo fisiológico, a alimentação saudável tem um papel importante na redução desta evolução, uma vez que muitos nutrientes e compostos bioativos atuam como moduladores de componentes celulares, que protegem contra o estresse oxidativo.

Vamos aprender a fazer essa geleia super saudável?

Ingredientes

– 500g de uva vitória sem caroço;
– 3 colheres de sopa de xilitol (ou demerara);
– Sumo de 1/2 limão;
– 1 a 1 1/2 xícara de água mineral.

Preparo

– Coloque as uvas em uma panela, cubra de água e cozinhe por cerca de 10 minutos ou até as uvas ficarem molinhas e a água na coloração roxa;
– Bata no liquidificador, volte para a panela, acrescente o xilitol e o sumo de limão e deixe a geleia reduzir em fogo baixo por em média 40 minutos (faça o teste da espátula. Se passar o dedo e a geleia não “juntar”, está pronta);
– Passe para um recipiente (de preferência de vidro) e leve para a geladeira para firmar e gelar!

Veja também