Ah, a goiaba. A gente ama essa fruta. Por isso decidimos fazer uma receita de uma goiabada caseira que pode ser consumida de diversas formas: como cobertura de bolos, com frutas, na tapioca, crepioca, overnight, chia pudding e muito mais.
A goiaba é um alimento prébiótico, pois é fonte de pectina, e seu consumo está associado à melhora da saúde intestinal, favorecendo a redução do risco de proliferação de microorganismos indesejados. Além disso, ela é fonte de vitamina C que atua na melhora da nossa imunidade e inflamações.
Ingredientes
– 3 goiabas grandes e maduras*;
– 50g de xilitol.
*Depois de descascadas e peneiradas (para tirar as sementes), a goiabada caseira deve ser feita com 250g de goiaba.
Preparo
– Descasque as goiabas e corte-as em 4 partes;
– Retire os miolos com as sementes e bata apenas essa parte no liquidificador com pouquíssima água, depois coe (para aproveitar bem a fruta e não utilizar as sementes);
– Leve para uma panela a polpa das goiabas cortadas em pedaços, o suco grosso coado e o xilitol e cozinhe por cerca de 25 a 30 minutos (até as goiabas ficarem macias). Vá mexendo com a espátula de vez em quando;
– Depois de cozidas, bata no liquidificador para a goiabada ficar lisinha (é opcional bater a goiabada. Você também pode deixar com pedacinhos, para ficar mais rústico).