E como a gente ama inovar, olha que ideia maravilhosa essa! Para agregar ainda mais nutrientes e cor ao homus, essa receita árabe tradicional, inserimos a beterraba nela.
O consumo de beterraba pode ajudar a reduzir a pressão arterial, principalmente pela presença de betaína e nitratos, contribuindo dessa forma para a redução do risco de doenças cardiovasculares. Além disso, ela tem uma importante ação na melhora da performance muscular, sendo utilizada em pré-treinos.
E para saber mais sobre essa preparação e os benefícios de seus demais ingredientes, confere aqui a receita do homus clássico.
Ingredientes
– 2 xícaras de grão-de-bico já cozido com sal;
– 1/2 beterraba pequena descascada;
– 2 colheres de sopa de azeite;
– 1 colher de sopa de tahine (pasta de gergelim) ou pasta de amendoim;
– 1/4 de xícara de água do cozimento do grão-de bico ou água mineral;
– 1/2 limão espremido;
– Sal e pimenta do reino a gosto;
– Azeite e páprica defumada para finalizar.
Preparo
– Corte a beterraba em cubinhos;
– Leva todos os ingredientes ao liquidificador ou processador até virar uma pasta homogênea. Caso seja necessário, adicione um pouco mais de água e acerte os temperos a seu gosto;
– Finalize com um fio de azeite e páprica defumada.
Dica: Se você fizer o homus no liquidificador, ele vai ficar com uma consistência mais lisinha. Se fizer no processador, fica mais “pedaçudo”. Você também pode fazer no mixer!
Dica 2: Quando chegar na consistência desejada, prove e veja se precisa consertar algum sabor (sal, pimenta do reino, páprica defumada, limão…).
E é só servir com crackers, torradinhas, bolacha de arroz, pão pita… Também fica ótimo para colocar em um toast (com queijo de cabra e cebola caramelizada fica perfeito) e como acompanhamento de pratos (com peixe também fica muito bom)!