Almoço, Jantar
Médio
Médio
Médio
Molho de tomate de forno

O molho de tomate é um clássico. Inserir ele na rotina é uma ótima forma de aumentar o consumir de vegetais, mesmo que você não goste tanto. Às vezes falam para gente que não gostam de tomate, mas quando perguntamos se gostam de pizza, falam que adoram! Ou seja, o problema não é o sabor do tomate, mas a consistência dele. Se o molho tiver um pouco mais “pedaçudo”, a pessoa pode não gostar também, mas se tiver mais lisinho (e saboroso, claro) ela come! Entende?

Por isso trouxemos essa sugestão de molho que fica muito saboroso e ele é processado, ou seja, fica cremoso e homogêneo, e sem pedaços do tomate. Então é uma ótima receita e oportunidade para incluir na rotina de quem tem aversão a consumir vegetais!

Além disso, o tomate é fonte de licopeno que é melhor absorvido quando associado a uma fonte de gordura e aquecido! Como acrescentamos o azeite e levamos os tomates ao forno, o licopeno dessa receita está extremamente biodisponível.

Ingredientes

– 500g de tomate italiano;
– 1 cebola roxa grande;
– 3 dentes de alho;
– 1 ramo de alecrim fresco;
– 1 punhado de manjericão fresco;
– Sal a gosto;
– 1/4 de xícara de azeite.

Preparo

– Em um refratário de vidro, coloque os tomates cortados (corte cada um em 4 partes);
– Acrescente a cebola roxa também cortada em 4 partes, os dentes de alho inteiros (amasse levemente com ajuda de uma faca), o alecrim sem o talo, as folhinhas de manjericão soltas, sal a gosto e regue tudo com o azeite;
– Leve ao forno preaquecido 160°C por cerca de 30 minutos, até os tomate ficarem bem molinhos;
– Passe tudo para o liquidificador, retire o ramo de alecrim e bata (escolha a consistência que quer deixar). Caso queira, acerte o sal e/ou temperos nessa hora;

DICA: Coloque em potes de vidro e armazene na geladeira ou no congelador para ir consumindo ao longo da semana!

Veja também