O naan é um pão achatado de origem indiana que fica perfeito para comer com pastinhas, dips, homus, patês… E para inovar, fizemos esse usando a couve-flor como base! Além de reduzir o teor de carboidrato da receita, aumenta a quantidade de fibras, vitaminas e minerais.
Usamos farinha de arroz por ser uma farinha mais seca, já que a couve-flor é úmida. Você também poderia fazer com farinha de aveia e mix de farinhas em glúten.
Uma dica quando for preparar é deixar o pãozinho chamuscar levemente na frigideira, para ter um tostadinho no sabor que é bem característico dessa receita.
Ingredientes
– 150g de couve-flor já cozida;
– 55g de farinha de arroz;
– 5g de psyllium;
– Ervas desidratadas a sua escolha;
– Sal e pimenta do reino a gosto.
Preparo
– Cozinhe a couve-flor no vapor até ficar bem molinha e bata no processador até virar um purê liso;
– Acrescente a farinha de arroz, psyllium, ervas, sal e pimenta e processe mais até ficar homogêneo;
– Coloque um pouquinho de farinha de arroz sobre uma bancada limpa, divida a massa em 4 bolinhas e abra cada uma com a ajuda de um rolinho;
– Deixe de propósito os pães um pouco envoltos na farinha de arroz (para na hora que for para a frigideira, o pãozinho ficar com aquela crosta meio arenosa como se fosse de esfiha);
– Aqueça uma frigideira antiaderente e cozinhe os pães até ficarem douradinhos dos dois lados.
Esse pãozinho fica perfeito para comer com homus clássico, homus de cenoura, homus de ervilha, homus de beterraba ou baba ghanoush.