agosto, 2022

Será que preciso pesar minhas refeições?

Normalmente, quando um nutricionista prepara a dieta de um paciente, as porções das refeições são calculadas de acordo com o peso dos alimentos que a compõem. A partir disso, é possível estipular a quantidade de cada macronutriente (carboidrato, proteína e lipídio), além dos micronutrientes (vitaminas e minerais), e quantas calorias aquele plano alimentar tem!

Quando o assunto é emagrecimento, hipertrofia ou saúde de forma geral, a qualidade dos alimentos é extremamente importante, mas a quantidade também, além da harmonia dos ingredientes da refeição ou preparo. 

Pesar os alimentos é importante para que você comece a ter uma noção de quantidade e entender se você está superestimando ou até subestimando a porção, ou seja, comendo demais ou de menos, já que as medidas caseiras (1 unidade, 1 fatia, 1 colher de sopa, 1 xícara…) estão mais sujeitas a erro. Por exemplo: Para você, o que é uma fatia grande de mamão? Como você porciona a sua colher de pasta de amendoim? Rasa ou super cheia? E será que a colher de sopa da sua casa é igual à da minha?

MAS CALMA! Ninguém precisa ficar escravo da balança, pesando suas refeições pelo resto da vida! UFA, né? Chega uma hora que você já se acostuma visualmente com cada porção e consegue ter um controle maior em relação às quantidades. Até porque, defendemos que devemos respeitar as vontades do nosso corpo, inclusive a sensação de fome e saciedade. Se você ainda estiver com fome, tudo bem alimentar o seu corpo até que ele fique satisfeito, assim como você pode comer menos se achar que já se alimentou o suficiente.